domingo, 13 de novembro de 2011

Dica Geral #1: Tomadas

Bom dia! Hoje deixo-vos uma dica útil para quando andarem a ver casas para arrendar ou comprar: as tomadas!
Tenho visto algumas casas ultimamente e fico de boca aberta com a inexistência de tomadas em pontos obrigatórios, e estou a falar-vos de casas novas ou recuperadas onde tudo já tem de estar no sítio pois o pior que pode haver é entrar numa casa nova e começar a pôr calhas técnicas e extensões por todo o lado.
Então onde não nos podemos esquecer de ver/ter tomadas:

  1. Cozinha: é obrigatório ter uma tomada ao lado do fogão/por baixo da chaminé ou exaustor para varinha mágica, fritadeira eléctrica, panela de arroz, para a famosa bimby ou qualquer outro electrodoméstico que precise ser utilizado no fogão. (ultimamente vi duas casas novas sem esta tomada nem nenhuma que estivesse por perto!!!)
    Ao longo da bancada temos sempre de contar com uma tomada para a máquina do café, para a torradeira e para o microondas (se o tivermos na bancada), numa cozinha grande o ideal é ter dois conjuntos de tomadas para que possamos escolher o sítio onde queremos ter os equipamentos. Poderão ainda sevir para outros equipamentos, devemos evitar ter vários equipamentos numa só tomada.
    Depois é ainda preciso pensar, obviamente, em tomadas para: forno, frigorífico, esquentador, máquina de lavar loiça e máquina de lavar roupa. E onde vai usar a batedeira se quiser fazer um bolo?
  2. Casa-de-banho: é obrigatório ter uma tomada por cima da bancada e ao lado do espelho para utilizar o secador ou máquina da barba. Poderá ainda haver outra tomada para secador de toalhas. (vi uma casa com duas casas-de-banho e nenhuma tinha tomada!!!)
  3. Hall/Corredor: precisa de tomadas caso queiramos ter algum candeeiro, mas não podemos esquecer o aspirador, principalmente em corredores compridos.
  4. Quartos: o essencial é ter uma tomada em cada parede ou em cada canto para evitar extensões. Se for um quarto de casal é bom que tenha 2 conjuntos de 2 tomadas para poder escolher onde colocar a cama e as mesas de cabeceira, é preferível que estejam mais aos cantos em vez de ao centro da parede pois uma vez colocada a cama o acesso às tomadas torna-se mais difícil se estiverem ao centro. E onde vai colocar o carregador do telemóvel?
  5. Salas: Reparem se têm pelos menos dois conjuntos de tomadas para a televisão (televisão, dvd, sistema de som, box) para, mais uma vez, poderem escolher onde a vão querer. Além destas é necessário ter pelo menos duas tomadas por parede, de preferência mais aos cantos pois, por norma, temos sofás ou móveis encostados às paredes e torna-se mais prático do que tê-las ao centro pois facilita o acesso às tomadas.
Sugestão:
Para tomadas que fiquem em zonas de difícil acesso e que impeçam o acesso aos interruptores recomendo uns adaptadores que se colocam nas tomadas e que permitem controlar as tomadas à distância, com um pequeno comando. Conseguem encontrá-los no Leroy Merlin, por menos de €20,00. Encontrei esta maravilha sem querer e sou fã!

Sem comentários:

Enviar um comentário